Home / Notícias / Urgente: Nota de esclarecimento sobre casos de dengue
Urgente: Nota de esclarecimento sobre casos de dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Pedrinópolis vem por meio desta nota, esclarecer informações errôneas a respeito dos casos de dengue no município.

A Vigilância Epidemiológica informa que as primeiras notificações ocorreram em Fevereiro de 2019 e até esta quinta-feira dia 23/05/2019, já foram notificados 130 casos, sendo 38 casos positivos, 59 casos negativos e 33 casos em investigação.

Atesta que todos os pacientes que procuraram os serviços de saúde do Município receberam atendimentos adequados e foram orientados a realizar a sorologia após 07 dias do surgimento dos sintomas – onde poderão ser confirmados ou descartados os possíveis casos de dengue.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que foram realizadas as ações de promoção e prevenção para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, como ações educativas em todas as escolas do município, mutirões de limpeza urbana, entrega de panfletos com orientações nos domicílios, visitas dos agentes comunitários de saúde e de endemias.

Informa também que houve a presença do carro de fumacê que permaneceu no município durante 04 dias no mês de Abril, onde foi realizado 4 ciclos de tratamento com inseticida (UBV PESADO) em toda a cidade e no Povoado dos Inácios.

O surto de dengue não é uma condição exclusiva do município de Pedrinópolis, basta se atentar aos noticiários para perceber que o problema é a nível nacional.

Sendo assim, mesmo com todas as ações e trabalhos desenvolvidos pela equipe de saúde do Município, é extremamente importante que a população também faça sua parte, uma vez que 80% dos focos são encontrados em domicílios e/ou terrenos vagos.

Qualquer dúvida, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde.

Pedrinópolis, MG, 23 de maio de 2019.